O que é mandrake e mandraka?

Gíria da moda vem de uma planta usada como droga alucinógena

Imagem de O que é mandrake e mandraka?
0

Mandrake é na gíria popular um expressão usada para chamar de “Estiloso”, pessoas que se vestem com o visual considerado mandrake, que em geral consiste em roupas e estilos de cabelo inspirados nos costumes da favela e do funk. Em suma os Mandrake na maioria são adeptos do ritmo musical degradante do funk, e do estilo de roupas e penteados usados pelos chamados funkeiros, que inclui em grande parte pessoas que gostam de músicas com conteúdo sexual, apologia as drogas e outras coisas questionáveis.

Outro estilo que segue os mesmo padrões de mandrake, mas só muda de nome é o Maloka.

Note que se vestir ao estilo mandrake não torna uma pessoa necessariamente uma pessoa que gosta dos conteúdos citados, mas a maior parte dos adeptos costumam gostar desse tipo de conteúdo. Tanto que a palavra mandrake vem diretamente de uma planta usada como droga, como você vai ver a seguir.

Origem da palavra Mandrake

Mandrake vem do inglês que se refere a planta mandrágora, que tem atributos afrodisíacos (estimulante sexual), alucinógenos (efeitos que alteram a mente e o raciocínio), analgésicos (que é capaz de diminuir ou sanar a dor física) e narcóticos (substâncias que são capazes de alterar a consciência da pessoa. E no âmbito policial, os narcóticos são todo tipo de droga proveniente de origem natural).

Droga - mandrágora

Mandrágora – planta que deu origem a gíria Mandrake

Na gíria mandrake é usada para descrever alguém com estiloso ligado a cultura onde normalmente é comum o uso de narcóticos. Uma trend chamada “virar mandraka” é muito popular no TikTok. E muitas pessoas sem saber tudo o que está ligado as origens dessa expressão, cujo o significado é em boa parte oculto pela mídia, acabem entrando nessa moda.

Por isso não é novidade que pessoas adeptas ao estilo mandrake também sejam muitas vezes julgadas como “zé droguinha“, expressão usada para descrever pessoas que usam drogas. No entanto nem todos os adeptos do estilo costumam usar este tipo de substâncias. Sendo que alguns nem mesmo sabem a origem do nome Mandrake.